quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reiki



ORIGEM

A palavra Reiki tem sua origen em dois ideogramas japoneses REI e KI que significam respectivamente: Rei = Universo primordial que equilibra Ki, a energia que existe tanto no universo quanto em nosso corpo. Portanto, a palavra ReiKi quer dizer: "Energia Vital Universal".



O Reiki é mencionado em "sutras" budistas (antigos textos com mais de 2 500 anos idade), e foi redescoberto no meio do século passado pelo Dr. Mikao Usui.


Trata-se de um sistema natural de cura, baseado na física quântica, visando o equilíbrio energético através da imposição das mãos. É um método de energia renovador, que pode ser usado em conjunto com qualquer outra técnica de tratamento medicinal, assim como outras terapias de crescimento pessoal.



Reiki é um sistema inteligente de energia utilizado para harmonização psíquica e cura física, atua em todos os níveis do ser: (físico, emocional, mental e espiritual), transmutando energias negativas em positivas, através de determinados pontos chamados chakras.



Chakras são centros de energia vital, que funcionam como vórtices, através dos quais a energia reiki é transmitida de planos superiores para o corpo físico. A boa saúde só é possível quando os chakras funcionam adequadamente. Durante uma sessão de Reiki, o processo de abertura, limpeza e equilíbrio dos chakras tem por objetivo manter os chakras abertos e equilibrados para que a energia vital possa fluir, conservando a saúde do corpo, da mente e do espírito.



Os 7 Chakras principais são os seguintes:



1º Muladhara - Sacral ( Base da espinha)


2º Svadhisthana - Esplênico ( Órgãos reprodutores )


3º Manipura - Umbilical ( Centro do plexo solar )


4º Anahata - Cardíaco ( Acima do coração )


5º Visuddha - Faríngeo ( Garganta )


6º Ajna - Cavernoso ( Entre as sobrancelhas )


7º Sahasrara - Coronário ( Parte superior da cabeça )



Para saber mais sobre Chakras, clique aquí



A energia Reiki é capaz de tratar desde enxaqueca, depressão, insônia, angústia e ainda elimina bloqueios em todos os níveis ( físico, emocional, mental e espiritual ). Elimina o stress diário e acelera qualquer tratamento alopata.



O Reiki permite que a pessoa amplie sua consciência, melhore seu estado emocional e estimule o seu sistema de defesa para dessa forma readquirir a força e a vontade de viver. " é o próprio indivíduo que em seu estado natural de equilíbrio energético atinge a cura". Essa terapia também visa equilibrar o fluxo de energia, levando ao auto conhecimento e a transformação individual, alcançando assim, a cura ou a convivência pacifica com a doença.



Dentre os benefícios do Reiki, destacamos:


Não conflita com crenças religiosas;


Pode ser combinada com outras técnicas de cura;


Cura as causas e elimina os efeitos dos desequilíbrios;


Elimina bloqueios, traumas, etc.


Acelera os processos de cura:


Não tem contra indicação.



Somente a transformação é que merece ser chamada de cura, curar-se não é deixar de sentir sintomas, mas trocar repressão por liberação, ignorância por sabedoria, alienação por auto conhecimento, desespero por coragem, desejo por vontade, ociosidade por ação fecunda, embotamento por criatividade, hipocrisia por autenticidade.



O Reiki pode ser aplicado de duas maneiras:


1 - Reiki Presencial:


Com a pessoa presente, consiste na captação e transmissão de energia, por meio da imposição de mãos, com o objetivo de acelerar os processos de cura. Uma sessão de ReiKi dura em média de 50 minutos a uma hora. O paciente deve estar deitado ( não precisa tirar a roupa ), tendo como fundo uma música suave. O terapeuta reikiano coloca suas mãos em forma de concha sobre determinados pontos do corpo do paciente, permanecendo de 3 à 5 minutos em cada posição, o organismo capta a energia universal e se encarrega de distribui-la para onde há necessidade. É aconselhável três sessões sequenciais: Uma para limpeza, outra para harmonização e outra para fixação de energia.



2 - Reiki à Distância:


Com combinação prévia entre paciente e terapeuta, através de foto recente da pessoa, ou com foto em determinada época em que ocorreram traumas, perdas ou simplesmente para uma maior harmonização entre o passado e o presente. Pode-se ainda enviar Reiki à distância tendo apenas o nome completo do paciente e sua localização geográfica. Nesses casos, o Reiki funciona além dos limites do tempo e espaço.



A LENDA

Diz a lenda que quando o Dr. Usui era Diretor de um colégio cristão em Moto - Japão, certo dia, foi perguntado por um aluno, se acreditava literalmente, em tudo que estava escrito na Bíblia. Diante de sua afirmativa, o aluno perguntou se ele já havia visto alguém atuando como Jesus, curando os doentes, caminhando sobre as águas, etc., ao que ele respondeu: "Sou um bom cristão e tenho fé, mas não posso mostrar nada disso porque nunca aprendi como fazer." O aluno insistiu: "Mas nós estamos começando nossas vidas, e a sua fé cega não serve de nada para nós. Queremos uma demonstração." Dr. Usui respondeu: "Agora mesmo renuncio ao meu cargo, e vou viajar para a América, e estudar a Bíblia num país cristão. Espero que possa lhe dar a prova quando voltar." Dr. Usui deixou o colégio no dia seguinte e partiu.



Este foi o início de anos de estudos. Inicialmente na universidade de Chicago, nos EUA, estudou a Bíblia, cristandade e filosofia, e viu como os textos eram idênticos aos que conheceu no Japão, ensinados por missionários, mas não descobriu onde Jesus teria deixado a fórmula para as suas curas milagrosas. Então continuou seus estudos de hinduísmo, budismo, e outras religiões. Leu também que Budha curou doentes com a imposição das mãos.



Neste momento, já há sete anos em Chicago, decidiu voltar para Kioto, na expectativa de encontrar a fórmula, estudando mais sobre Budha. Visitou os Templos e mosteiros, sempre fazendo as mesmas perguntas: "As sutras dizem que Budha curou? Você sabe como fazê-lo?" A resposta era sempre a mesma: "Estamos nos encarregando de curar a alma e a mente das pessoas - quem trata o corpo são os médicos".



Dr. Usui tentou juntar os pedaços para obter uma forma praticável, sem sucesso. Decidiu então entrar em jejum e meditar durante 21 dias em uma montanha sagrada, o Monte Kurama, em "busca de uma visão interior". Quando deixou o mosteiro pediu que procurassem o seu corpo, se não voltasse dentro de 22 dias; Ele não queria voltar sem a solução da antiga fórmula.



Subiu o Monte Kurama, encontrou um lugar para ficar e juntou 21 pedrinhas como calendário, toda manhã jogava uma pedrinha fora. Durante todos os dias leu as sutras, meditou, cantou mantras e orou pedindo por uma iluminação.



Nas primeiras horas do 21° dia, depois de ter terminado sua meditação, abriu os olhos e olhou para o céu, pensando, que aquela seria a última oportunidade para encontrar a resposta de sua busca de tantos anos.



Viu uma luz se aproximando com muita rapidez. Excitado pensou: "Este é um teste. Vou enfrentá-lo." De olhos totalmente abertos, viu a luz batendo na sua testa, caiu para trás e perdeu a consciência. Teve a visão de milhões de bolinhas de luz nas cores do arco-íris, dançando na sua frente. As cores encheram o céu por inteiro e como última viu a luz branca e em letras douradas, reconheceu coisas já lidas nas sutras. Depois apareceram símbolos dourados e ao ver cada um, entendeu intuitivamente o seu uso.



OS SÍMBOLOS SAGRADOS

Quando acordou, o sol já estava alto no céu, levantou, e se sentiu forte e sem fome, cheio de energia e pronto para voltar ao mosteiro. Jogou fora a última pedrinha e desceu a montanha.



Na descida do monte, feriu o pé numa pedra. Impondo sua mão sobre o pé machucado, o sangue estancou rapidamente e a dor desapareceu de imediato. Ao chegar em uma estalagem, sentiu fome e solicitou uma refeição abundante. O proprietário, ao saber que ele havia passado 21 dias em jejum, sugeriu algo mais leve, contudo, Dr. Usui consumiu tranquilamente toda a refeição. Enquanto comia, percebeu que a jovem garçonete trazia uma bandagem em virtude de um inchaço provocado por uma dor de dente. Solicitou autorização para impor-lhe as mãos. O inchaço desapareceu em minutos, e logo em seguida a dor. A garota estava curada.



À noite, quando chegou ao mosteiro, o Dr. Usui livrou ainda um amigo de uma artrose nos joelhos, impondo-lhe as mãos. Procurou um velho monge com quem se aconselhou sobre o que fazer com a sua descoberta. Após esse aconselhamento, decidiu então curar e ajudar aos mais pobres, mudou-se para um bairro pobre onde praticou Reiki por sete anos. Curou doentes, encaminhou jovens ao mosteiro para estudar e também os ajudou a encontrar emprego.



Uma certa noite, caminhando pelas ruas, viu algumas dessas pessoas que havia ajudado e perguntou porque haviam voltado para a favela. Recebeu várias respostas, mas que no fundo, era sempre a mesma: "A vida fora da favela exige mais cuidado, mais responsabilidade, enquanto que pedir dinheiro nas ruas é muito mais simples". Os mendigos não apreciaram o que receberam e não demostraram nenhuma gratidão.



Naquele momento o Dr. Usui entendeu o sentido do que o velho monge lhe dissera: "O espírito vem primeiro - o físico vem depois". Dr. Usui pensou então que sua falha se devia ao fato de ter curado apenas os seus corpos, e não suas mentes e espíritos. A partir de então, Dr. Mikao Usui se recusou a atender gratuitamente outras pessoas, retornou ao mosteiro para se aconselhar com o velho monge e estabeleceu cinco regras de vida espiritual que chamou de:



OS CINCO PRINCÍPIOS

Só por hoje !!!


Não me preocuparei.

Não me irritarei.

Serei grato a tudo e a todos.

Serei gentil com todas as criaturas.

Trabalharei Honestamente.

Dr. Usui peregrinou pelo Japão inteiro. Tornou-se conhecido como um grande curador, mas sempre reconheceu que não era ele o responsável pelas curas, mas sim, a energia divina do Reiki.



OS MESTRES
Dr. Mikao Usui - HawayoTakata - Chujiro Hayashi

Mikao Usui nasceu em 15/08/1865 na província japonesa de Gifu. Casou-se com Sadako Suzuki, com quem teve dois filhos. Faleceu em 19/03/1926. Em sua biografia oficial, consta que não era monge cristão e não era médico. O termo "Doutor" que antecede o seu nome, seria uma tradução livre do vocábulo "Sensei". Dr. Usui iniciou 18 Mestres de Reiki, dentre os quais nomeou o Dr. Chujiro Hayashi como seu sucessor.



Chujiro Hayashi (1878 - 1941). Em sua biografia oficial consta que não teria sido nomeado por Mikao Usui, mas que conheceu o método Reiki em 1939 e fundou uma clínica de Reiki em Tóquio. Dr. Chujiro Hayashi nomeou a sua aluna Hawayo Takata como sua sucessora.



Hawayo Takata (1900 - 1980). Havaiana, descendente de japoneses, trouxe o Reiki para os Estados Unidos, de onde passou a ser difundido para o mundo todo. Após sua morte, duas de suas alunas fundaram associações de Reiki nos EUA, e em 1988, todos os mestres de Reiki iniciados tiveram permissão para iniciar outros mestres em Reiki. Até então, só o Grão-Mestre iniciava outros mestres, atualmente o Reiki se difunde muito rapidamente no mundo todo.



Embora existam Reikianos da corrente do "Reiki Livre e Sem Mestre", os quais respeito, que defendem a auto-sintonização, recomendo que os interessados procurem um Mestre de Reiki devidamente habilitado para iniciá-los nessa técnica de cura. Acredito que o contato com essa energia Divina e Universal, deva se dar por meio da sintonização através dos rituais de iniciação nos seguintes graus:



Nível I - O Despertar


Nível II - A transformação


Nível III - A Realização


Nível III b - O Mestrado



Os símbolos sagrados não são secretos e poderão ser encontrados em outras publicações com alguma variação. A lenda relatada poderá ser refutada como fantasia, diz-se que ela foi inventada por Hawayo Takata para poder difundir o Reiki no ocidente numa época (pós 2ª guerra) em que tudo o que vinha do Japão era visto com muita desconfiança pelos ocidentais. No entanto eu a considero muito bonita para ser esquecida e, portanto resolvi contá-la. Existem diversos sites e bons livros sobre o assunto que trazem as biografias oficiais dos Mestre de Reiki, por essa razão considerei desnecessário relatá-las na íntegra. Não pretendo com este texto esgotar o assunto sobre Reiki, mas apenas despertar no leitor o interesse por essa técnica milenar de cura natural.





Amada Presença de Deus, EU SOU, Coloco-me a disposição da Tua Luz, aqui e agora ! Coração, cabeça, mãos, pés e todo o meu ser, à serviço da Cura ! Imploro para que a hierarquia celestial utilize-me, como instrumento para a manifestação da Tua Vontade Divina !



Que assim Seja !!!

Namastê.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget