domingo, 31 de maio de 2009

fotos

sábado, 30 de maio de 2009

Fotinhos...

Personal Particular






Vó Tita, Igor e Luana









Pinhão


Esta semente apresenta um valioso teor nutricional. Tanto que era a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do sul do Brasil. Sua polpa é formada basicamente de amido, sendo muito rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. E antes de falarmos desta semente e sua bela árvore, vale lembrar que a melhor maneira de aproveitar todas as deliciosas potencialidades do pinhão é saber prepará-lo. Pelo menos um ingrediente é indispensável: a paciência. Deixe-o cozinhar lentamente, para que a casca se abra e libere todas as suas qualidades de aroma e sabor.

Comida de índio?


Os índios paranaenses, coletores de alimentos, tinham o pinhão como um alimento por excelência e acabavam atuando como propagadores das florestas de pinheiros. Para a colheita, os índios botucudos tinham flechas especialmente adaptadas para derrubar as pinhas ainda presas. A tal flecha chamava-se "virola".

O inglês Thomas Bigg-Wither que, no século retrasado, passou pelos campos do Paraná, registrou: "0 pinhão fruta oblonga, de cerca de uma polegada e meia de comprimento, com um diâmetro de meia a três quartos de polegada na parte mais grossa, tem uma casca coriácea, como a da castanha espanhola. 0 paladar é, entretanto, superior ao desta última e, como produto alimentício, basta dizer que os índios muitas vezes só se alimentavam dele, durante muitas semanas. Pode ser comido cru, mas os índios habitualmente os assam na brasa até partir, quando fica em condições. 0 sabor ainda melhora quando cozido, mas este é um sistema que os índios não praticam. 0 estágio mais delicado do pinhão é quando ele começa a germinar, fazendo aparecer um pequenino grelo verde numa extremidade. Nada excede a guloseima desse fruto em tal estado. Os coroados costumam guardar esse fruto para comê-lo mais tarde: Isto eles fazem enchendo diversos cestos de pinhão, colocados dentro da água corrente durante quarenta e oito horas. No fim desse tempo os cestos são tirados fora e o conteúdo é espalhado para secar ao sol. Assim conservados, os frutos ficam secos e sem gosto, perdendo sem dúvida grande parte de suas propriedades nutritivas''.

Ficha da Planta


Nome científico: Araucaria angustifoliaNomes populares: Pinho, pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-joséFamília: AraucariáceasOrigem: América do Sul, Brasil
Trata-se de uma árvore alta com copa de formato de cálice. A araucária ou pinheiro brasileiro se destaca das outras espécies brasileiras principalmente por sua forma original que dá às paisagens do sul uma característica toda especial. No passado, antes que a lavoura de café e cereais cobrisse as terras paranaenses e antes que os trigais cobrissem os campos gaúchos, sua presença era tão comum que os índios chamaram de "curitiba" (que quer dizer "imensidão de pinheiros") toda uma extensa região onde esta árvores predominava. E a palavra acabou imortalizada, denominando a capital do Paraná.

Presente no planeta desde a última glaciação - que começou há mais de um milhão e quinhentos mil anos, a araucária, segundo o engenheiro florestal Paulo Carvalho, da Embrapa de Colombo, PR, já ocupou área equivalente a 200 mil quilômetros quadrados no Brasil, predominando nos territórios do Paraná (80.000 km²), Santa Catarina (62.000 km²) e Rio Grande do Sul (50.000 km²), com manchas esparsas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que juntas, não ultrapassam 4% da área originalmente ocupada pela Araucaria angustifolia no país.
É uma espécie resistente, tolera até incêndios rasos em razão de sua casca grossa que faz papel de isolante térmico. A capacidade de germinação é alta e chega a 90% em pinhões recém-colhidos. Espécie pioneira, dissemina-se facilmente em campo aberto. Esta gimnosperma é uma árvore de grande porte: atinge cerca de 50 m de altura e seu tronco pode medir até 8,5 m de circunferência. Seu fruto, a pinha, contém de 10 a 150 sementes - os famosos pinhões - que são muito nutritivas, servindo de alimento a aves, animais selvagens e ao homem.

A árvore cresce em solo fértil, em altitudes superiores a 500 m e atinge bom desenvolvimento em 50 anos. Seu formato é bem peculiar:o tronco ergue-se reto, sem nenhum desvio e se ramifica apenas no topo, formando a interessante copa, com os ramos desenvolvendo-se horizontalmente, as pontas curvadas para cima; superpostos uns aos outros, formando vários andares. Logo abaixo da copa, nos pinheiros mais antigos, aparecem às vezes alguns tocos de ramo, quebrando a simetria característica. É planta dióica, isto é, suas flores - masculinas e femininas - nascem separadas, em árvores diferentes. Assim, um pé de Araucária angustifolia possui inflorescências (chamadas estróbilos) somente masculinas ou somente femininas.
Ao contrário do que geralmente se pensa, as famosas pinhas usadas nos enfeites de Natal não provém das matas nativas de araucária, mas de espécies de introdução relativamente recente, pertencentes ao gênero Pinus.

A pinha da araucária, ou estróbilo feminino, na maturidade, se desmancha soltando os pinhões e as escamas murchas. Quando chega a época da reprodução, o vento transporta o pólen das inflorescências masculinas para as femininas. É o tipo de polinização que os botânicos denominam anemófila. A araucária é, como já foi dito, uma gimnosperma (gymnos - nú; sperma - semente): suas sementes não estão encerradas em ovários. O óvulo nasce na axila de um megasporófilo, que é protegido por uma folha modificada - a escama de cobertura. Esta acaba envolvendo e protegendo o óvulo fecundado, constituindo o que se conhece como "pinhão". Uma árvore feminina produz uma média anual de 80 inflorescências, cada uma com cerca de 90 pinhões.

A Araucária angustifolia é uma árvore útil: pode-se dizer que tudo nela é aproveitável, desde a amêndoa, no interior dos pinhões, até a resina que, destilada fornece alcatrão, óleos diversos, terebintina e breu, para variadas aplicações industriais. As sementes são ricas em amido, proteínas e gorduras, constituindo um alimento bastante nutritivo. É comum ver bandos de pássaros, principalmente periquitos e papagaios, pousados nos galhos das araucárias, bicando as amêndoas. É também costume alimentar os porcos com pinhões, hábito bem comum no sul do País. Mas é a madeira que reúne maior variedade de aplicações. Em construção, já foi usada para forros, assoalhos, e vigas. Vastas áreas de pinheirais foram cultivadas exclusivamente para a confecção de caixas e palitos de fósforos. E a madeira serviu até como mastros em embarcações. Em aplicações rústicas, os galhos eram apenas descascados e polidos, transformando-se em cabos de ferramentas agrícolas.

A aplicação do pinheiro-do-paraná ou pinheiro brasileiro estende-se ao importante campo da fabricação de papel. Da sua madeira obtém-se a pasta de celulose que, após uma série de operações industriais, fornece o papel. Curiosidades: A semente da araucária, o pinhão, é realmente muito nutritiva. Pesquisas históricas e arqueológicas sobre as populações indígenas que viveram no planalto sul-brasileiro, de 6000 anos até os nossos dias, registram a importância do pinhão no cotidiano desses grupos. Restos de cascas de pinhões aparecem em meio aos carvões das fogueiras acesas pelos antigos habitantes das matas com araucária. Um depósito de restos de pinhões em meio a uma espessa camada de argila evidencia não apenas a existência do pinhão na dieta diária dos grupos, mas também uma engenhosa solução para conservá-lo durante longos períodos, evitando o risco de deterioração pelas ações do clima ou do ataque de animais.

Sabe-se também que o pinhão servia de alimento para inúmeras espécies animais, inclusive caititus selvagens (espécie de porco), atraindo-os durante a época de amadurecimento das pinhas. Assim, ao lado da coleta anual do pinhão, os indígenas igualmente caçavam esses animais. Uma enorme diversidade de animais, desde grandes mamíferos até os menores invertebrados, vive na floresta de araucárias - e depende dela. Quando os pinhões amadurecem, a fartura de alimento altera toda a vida na mata. A gralha-azul, por exemplo, que utiliza a araucária para fazer seu ninho, esconde seu alimento no oco dessas árvores. Já o macaco bugio e o ouriço são dotados de uma curiosa habilidade: são capazes de debulhar cuidadosamente as pinhas que guardam os pinhões. O que sobra é aproveitado por besouros, formigas e uma infinidade de insetos.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tadany

A curiosidade é o combustível que mantém a chama da sabedoria acesa

A sabedoria é o combustível que mantém a chama da verdade acesa

A verdade é o combustível que mantém a chama da vida acesa

A vida é o combustível que mantém a chama da divindade acesa

A divindade é o combustível que mantém a chama de Deus acesa

Deus é o combustível que mantém todas as chamas acesas. Tadany
recados no orkut

terça-feira, 26 de maio de 2009

Participação de falecimento.


Filomena Pacheco Machado nasceu em 1998 e faleceu dia 26 de maio de 2009.

Saudades eternas.


Após passar 5 longos dias no buraco da morte, com muita dor e sofrimento nossa querida partiu... virou uma estrelinha lá no céu... bateu as botas... pendurou as chuteiras... partiu desta para melhor.

Nossa companheira de 10 anos de caminhada.  Que fez muito por nós:  salvou meu irmão e eu de um afogamento no rio... muito corajosa, cuidou muito bem de nossa casa, fez muitos buracos pelo pátio( que nunca mais será o mesmo).  Comeu aquele lindo passáro que eu tentei salvar...

Namorou com o Filé ( que tamb. já se foi) , teve 4 filhotes: um surdo, um mudo , um cego e um são.

Vá em PAZ minha querida Filó.
Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut
Gifs, Flash e vídeos para seu Orkut = www.GifsRecados.com.br

Feliz Aniversário, Luana

 

Parabéns Luana Vitória pelos seus 7 anos, completados hoje dia 26 de maio de 2009.

domingo, 24 de maio de 2009

Rinoplastia


Cirurgia plástica que corrige as deformações do nariz.

Indicações: deformações nasais congênitas, traumáticas ou patológicas.

Pré-operatório:

- apoio psicológico;
- higienização completa;
- jejum de 8 horas;
- verificar sinais vitais;



Pós-operatório:

- manter o paciente em decúbito dorsal com a cabeceira ligeiramente elevada;
- compressas de gelo para reduzir sangramentos, edemas e dor;
- dieta líquida;
- evitar assoar o nariz e fazer pressão sobre ele ( não usar óculos por algumas semanas);
- o tampão nasal é retirado em torno de 24 horas;
- observar sinais e sintomas de hemorragia.

Complicações: hemorragia e infecção.

Septoplastia



Septoplastia é o deslocamento da membrana mucosa com remoção e deflexão óssea e cartilaginosa do septo nasal.

Indicações: deflexão do septo nasal, hipertrofia dos ossos dos cornetos e presença de pólipos.

Pré-operatório:

- verificar sinais vitais;
- higiene oral e corporal uma hora antes da cirurgia;
- jejum de 8 horas;
- apoio psicologico.


Pós-operatório:

- manter a cabeceira do leito elevada para reduzir o edema e favorecer a drenagem;
- fazer higiene oral com frequência ( 4x ao dia ou de acordo com a nescessidade), pois a respiração é oral e possibilita ocorrência de halitose;
- oferecer dieta líquida;
- retirar o curativo em torno de 36 horas;
- evitar correntes de ar frio;
- estar atento a ocorrência de sangramento, náuseas, vômito e dispnéia.

Complicações: hemorragia, infecção.







Curiosidades:
Dizem que o turco Ozyurek, detentor do recorde de maior nariz do mundo, pode perder o titulo para um paquistânes. Parece que o narizinho de 8,8 cm do turco é mixaria perto dos 12cm de "xeradô" do paquistanês. E eu aqui, insatisfeita com o meu miudinho! 
 

O recordista atual: 8,8cm! 

e DEUS fez a mulher...

Houve harmonia no paraíso.

O diabo vendo isso resolveu complicar...
 
Deus deu a mulher cabelos sedosos e esvoaçantes.
O diabo deu pontas duplas e ressecadas.
 
Deus deu a mulher seios firmes e bonitos.
O diabo os fez crescer e cair.
 
Deus deu a mulher um corpo esbelto e provocante.
O diabo inventou a celulite, as estrias e o culote.

Deus deu a mulher músculos perfeitos.
E o diabo os cobriu com lipoglicerídios.
 
Deus deu a mulher uma voz suave, doce e melodiosa.
O diabo a fez falar demais.
 
Deus deu a mulher um temperamento dócil.
E o diabo inventou a TPM.
 
Deus deu a mulher um andar elegante.
O diabo investiu no sapato de salto alto.
 
Então Deus deu a mulher infinita beleza interior.
E o diabo fez o homem perceber só o lado de fora.
 
Deus fez a mulher ficar maravilhosa aos 30, vibrante aos 40.
O diabo deu de presente a menopausa aos 50...

Só pode haver uma explicação para isso:

 
 
 
O diabo é V I A D O!!!!!
 

Timpanoplastia ou Miringoplastia

Cirurgia plástica que tem o objetivo de fechar as contaminações do ouvido médio e melhorando a audição.


Indicações: perfuração traumática ( acidente automobilístico) da membrana timpânica, perfuração por infecção ( otite média), perfuração timpânica por explosões, objetos estranhos ( cotonetes), água, mergulhos.


Pré- operatório:

- não molhar o ouvido acometido;
- jejum de 8 horas;
- evitar resfriados;
- oferecer líquidos orais de 2 em 2 horas para prevenir desidratações ( até 8 horas antes do ato cirúrgico).



Pós-operatório:

- decúbito do lado operado;
- dieta pastosa no dia da cirurgia e após, livre;
- observar: tonteiras, vômitos e simetria de face;
- curativo: não retirá-lo; observar se há sangramento;
- não lavar os cabelos.


Complicações: recidiva, paralisia facial.

Miringotomia



Miringotomia: incisão no tímpano com instalação ou não de um tubo plástico com a finalidade de drenar secreções e aliviar a pressão.

Indicações: otite média secretora, otitemédia aguda, ocasionalmente mastoidite ( infecção no mastóide)


Pré operatório:

- falar pausadamente e em tonalidade mais elevada para facilitar a compreensão;
- observar e anotar aspectos e quantidade das secreções ( pequena, moderada ou grande);
- lavar os cabelos no dia anterior ao da cirurgia;
- evitar alimentos e líquidos gelados e correntes frias de ar.


Pós-operatório:

- deitar do lado afetado para facilitar a drenagem pela força da gravidade;
- aliviar a dor;
- dieta líquido pastosa na tarde da cirurgia;
- nos pacientes com instalação de tubo plástico no ouvido: não molhar o ouvido durante o banho; após a alta eles devem estar orientados quanto aos mergulhos: são contra-indicados; devem ser utilizados tampões auditivos durante a natação.

Complicações: recidiva.






sábado, 23 de maio de 2009

Sábado de sol

Dia bom para lavar cachorros e andar de bicicleta por aí!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hoje é dia de que?

 01 - Dia Mundial do Trabalho.

. 02 - Dia Nacional do Ex-combatente.
. 02 - Dia do Taquígrafo.

. 03 - Dia do Sertanejo.
. 05 - Dia de Rondon.
. 05 - Dia da Comunidade.
. 05 - Dia Nacional do Expedicionário.
. 05 - Dia do Pintor.
. 05 - Dia do Marechal Rondon.

. 06 - Dia do Cartógrafo.

. 07 - Dia do Oftalmologista.
. 07 - Dia do Silêncio.

. 08 - Dia da Vitória.
. 08 - Dia do Profissional de Marketing.
. 08 - Dia do Artista Plástico.
. 08 - Dia Internacional da Cruz Vermelha.

. 09 - Dia da Europa.

. 10 - Dia da Cavalaria.
. 10 - Dia do Campo.

. 11 - Dia da Integração do Telégrafo no Brasil.

. 12 - Dia Mundial do Enfermeiro.

. 13 - Comemoração da Abolição da Escravatura.
. 13 - Dia da Fraternidade Brasileira.
. 13 - Dia do Automóvel.

. 14 - Dia Continental do Seguro.

. 15 - Dia do Assistente Social.
. 15 - Dia do Gerente Bancário.

. 16 - Dia do Gari .

. 17 - Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações.
. 17 - Dia da Constituição.

. 18 - Dia dos Vidraceiros.
. 18 - Dia Internacional dos Museus.

. 19 - Dia dos Acadêmicos de Direito.

. 20 - Dia do Comissário de Menores.

. 21 - Dia da Língua Nacional.

. 22 - Dia do Apicultor.

. 23 - Dia da Juventude Constitucionalista.

. 24 - Dia da Infantaria.
. 24 - Dia do Datilógrafo .
. 24 - Dia do Detento.
. 24 - Dia do Telegrafista.
. 24 - Dia do Vestibulando.

. 25 - Dia da Indústria .
. 25 - Dia do Massagista.
. 25 - Dia do Trabalhador Rural.

. 27 - Dia do Profissional Liberal.

. 28 - Dia das Luanas.

. 29 - Dia do Estatístico .
. 29 - Dia do Geógrafo.

. 30 - Dia do Geólogo .
. 30 - Dia das Bandeiras .

. 31 - Dia do Comissário de Bordo.
. 31 - Dia Mundial das Comunicações Sociais.
. 31 - Dia do Espírito Santo.

scraps para orkut

Parabéns

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Trepanação córneo-esclerótica (Glaucoma)

É a abertura na junção da córnea com a esclerótica para escoamento do líquido intra-ocular e diminuição da pressão, no interior do olho.

Indicações: Glaucoma ( aumento da pressão intra-ocular)

Pré-operatório:

- educar o paciente quanto as atividades que aumentam a pressão ocular: correr, subir escadas, inclinar-se para pegar objetos, girar a cabeça rapidamente e espirrar;
- a assistência PSICOLÓGICA é muito importante, poderá haver perdas visuais significativas e apreensão quanto ao prognóstico;
- administrar colírios.



Pós-operatório:

- manter repouso no leito por 24 horas para evitar prolapso da íris.
- evitar espirros e tosse e não esfregar as pálpebras, pois aumentam a pressão intra-ocular;
-dieta líquida;
- deitar do lado oposto da área operada;
- curativo oclusivo por 24 horas, após a retirada é recomendado o uso de óculos escuros.

complicações: infecções