domingo, 25 de outubro de 2009

Pilates



"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela
qualidade do homem
civilizado, que não somente dá a ele uma
superioridade sobre o reino
selvagem e animal, mas também provê ao
mesmo todos os poderes
físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo
da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE".
Pilates, 1934. 




Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.[1].

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída,ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

Deve sempre ser aplicado por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

A aula de Pilates controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.

Os benefícios do Pilates são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.

Os exercícios do Pilates fazem com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas.
Os seis princípios do sistema são:

  • concentração
  • respiração
  • alinhamento
  • controle de centro
  • eficiência e fluência de movimento.

Benefícios do Pilates

1. Otimiza a capacidade respiratória
2. Melhora a postura eliminando dores e a maus hábitos
3. Melhora a qualidade de vida diminuindo o stress e tensões corporais
4. Aumento da força, flexibilidade e mobilidade articular
5. Aumento da concentração e do equilíbrio físico e mental

Experimente!



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