segunda-feira, 13 de junho de 2011

Depressão

13 Dicas para minimizar o seu estado de depressão

Se está deprimido, provavelmente deve sentir-se apático e sem solução. Deixamos aqui algumas dicas que podem amenizar os seus sintomas. Não obstante, tenha sempre em mente que é importante procurar tratamento profissional.


1) Deixe o seu animal de estimação ser o seu companheiro

Por vezes, a sua “mascote” pode ser um grande amigo e isso serve como uma boa terapia. Quando brinca com o seu animal de estimação, você afasta os problemas da sua mente.

2) Coma de forma inteligente

Existe uma ligação entre a mente e o corpo. Uma dieta saudável não fornece apenas o “combustível” que o seu corpo necessita, mas também o ajudará a ficar melhor. Tenha atenção às calorias, que é o mesmo que dizer: cuidado com as gorduras e o açucar. A sua dieta deve incluir muita fruta e vegetais.

3) Escolha alimentos que favorecem o seu humor

Alguns estudos sugerem que os ácidos gordos ómega-3 e a vitamina B12 podem ajudar a minimizar o estado de depressão [*1], [*2]. Por essa razão, alimentos como salmão, atum e cavala podem ser uma boa aposta, já que são ricos em ómega-3. Para consumir vitamina B12 consuma leite, ovos ou carne. Os vegetarianos podem consumir esta vitamina através de suplementos.

4) Experimente alimentos ricos em hidratos de carbono e pobres em gordura

Alimentos com hidratos de carbono contêm triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Alimentos com hidratos de carbono e pobres em gordura, como batatas cozidas ou massa sem carne, podem ajudar a levantar a sua moral.


5) Beba menos cafeína

A ansiedade é um sintoma normal da depressão. Cafeína a mais pode deixá-lo nervoso, agitado ou ansioso. No entanto, um corte abrupto pode deixá-lo miserável e ter um efeito contraproducente. Cortar gradualmente com a cafeína que consome pode ajudá-lo a melhorar o seu humor e até a dormir melhor.

6) Faça exercício

A actividade física faz com que a mente deixe de se preocupar com os problemas que lhe causam stress, concentrando-se, antes, na actividade que está a desempenhar. Está cientificamente comprovado que o exercício físico aumenta os níveis de beta-endorfina (hormona segregada pelo sistema nervoso central) e serotonina (neurotransmissor cerebral). Ambas desempenham um papel importante na prevenção de depressão e ansiedade

7) Exercite-se com outras pessoas

Juntar-se a outras pessoas irá fazer com que reduza o sentimento de solidão e letargia. Faça exercício com aquele seu amigo que até já costuma treinar regularmente. Ele vai ajudá-lo a manter-se animado.

8 ) Apanhe luz do sol

Sente-se mais deprimido nos meses escuros e frios? Isso pode significar que você sofre de desordem afectiva sazonal (SAD). A SAD é mais frequente nos meses frios, uma vez que a incidência da luz do sol é menor. Esta desordem é normalmente tratada através da exposição a uma luz artificial. Fale com o seu médico a respeito desta terapia.

9) Explore a sua criatividade

Pintar, tirar fotografias, tocar um instrumento, escrever num diário ou num blogue,… tudo isto são formas de explorar os sentimentos e expressar o que vai na sua mente. Ser criativo pode ajudá-lo a sentir-se melhor. Faça alguma coisa que lhe dê prazer.


10) Envolva-se activamente

Envolver-se em actividades de grupo pode ajudá-lo a melhorar o seu estado de espírito. As opções são muitas: junte-se a um programa de caridade, grupo de discussão, etc. Conhecer novas pessoas só lhe fará bem.

11) Procure sempre o apoio da sua família e amigos

As pessoas que gostam de si certamente a querem ajudar. Se você as afastar, elas não o poderão fazer. Saia regularmente com um amigo. Abra-se com ele. Você vai descobrir que falar sobre o seu estado de espírito vai ajudá-lo a sentir-se melhor.

12) Durma bem

Algumas pessoas com depressão não têm um sono correcto: ou dormem demasiado ou dormem pouco. Mantenha os seus hábitos de sono regulares. Faça por deitar-se e levantar-se sempre à mesma hora. Se for necessário, recorra a técnicas de relaxamento para o ajudarem a adormecer.

13) Evite o álcool e as drogas

Se está deprimido, a pior coisa que pode fazer é aumentar o consumo de álcool ou passar a consumir drogas. Estes produtos podem interferir com a sua medicação, caso esteja a tomar alguma. Se tiver um problema com o álcool ou drogas, peça ajuda profissional. As suas chances de recuperar vão aumentar.

CONCLUSÃO

Estas dicas podem ajudá-lo a sentir-se melhor e a ter um pensamento positivo. No entanto, elas não são suficientes para tratar a sua condição. Tenha em mente que elas não vão substituir nenhum tratamento médico. Elas são para serem praticadas em conjunto com o tratamento. Não são um substituto, mas sim um complemento.

A depressão é um problema sério e pode conduzir ao suicídio. Se alguma vez uma ideia destas lhe passar pela cabeça, procure ajuda imediatamente. Além disso, nunca pare ou modifique o seu tratamento sem dar consentimento disso ao seu médico.

Nenhum comentário: